Apresentação
A ANEFA foi constituída em Junho de 1989, então com a designação de Associação Nacional de Empreiteiros Florestais e Agrícolas, aglutinando micro e pequenas empresas de prestação de serviços, quer em nome individual quer colectivo.
Nesta primeira fase, assumiam particular destaque as empresas de empreiteiros e de alugadores de máquinas sobretudo ligadas às operações de arborização e construção e beneficiação de infra-estruturas agrárias.
Já no início de 1995, face à expansão de algumas associadas e à adesão de novas empresas, associa à execução de trabalhos florestais e agrícolas a componente dos serviços técnicos, nas vertentes de elaboração de estudos e de projectos de investimento, bem como dos serviços de consultoria e assessoria técnica a agricultores e proprietários florestais.
Em Setembro de 1997, a ANEFA passa oficialmente a possuir a designação de Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, passando a aglutinar os interesses de um vasto conjunto de empresas, quer de serviços técnicos, quer de produção de plantas (viveiristas) e de trabalhos florestais, agrícolas e de espaços verdes e jardinagem em todas as fases do ciclo produtivo, englobando ainda a transformação e comercialização de produtos agrários.
Em Junho de 2016, a APEV – Associação Portuguesa de Espaços Verdes, une-se a ANEFA, passando esta a ser o único representante em Portugal do sector dos Espaços Verdes.
Com impacte nos sectores que representa a nível nacional, a ANEFA mantém desde 1989 uma presença assídua em diferentes grupos de trabalho e junto das Instituições Oficiais, a nível nacional e no estrangeiro, facto que lhe tem proporcionado intervir nas principais questões que respeitam às suas áreas de intervenção, quer em defesa dos interesses das empresas suas associadas quer da Agricultura, Florestas e do Ambiente.
A ANEFA, Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente criou esta página como cartão-de-visita da única organização nacional representativa das empresas de prestação de serviços nos sectores florestal, agrícola, e dos espaços verdes.
Aqui poderá ficar a conhecer quem somos, quais os nossos objectivos e as actividades que desenvolvemos em prol da Agricultura, das Florestas, do Ordenamento do Território, dos Espaços Verdes e do Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural.
Pode ainda entrar em contacto com as empresas associadas, quer para consulta ou assessoria técnica, na elaboração de estudos técnico-financeiros e de projectos de investimento, quer para a aquisição de plantas de viveiro, para a execução de obras em infra-estruturas ou de instalação e condução de culturas, para a contratação de levantamentos topográficos e elaboração de cartografia, e para a comercialização dos produtos da sua exploração agrícola e florestal ou a prestação de outros serviços associados aos sectores representados pela ANEFA.
No final da sua visita não deixe de nos expressar a sua opinião, bem como eventuais sugestões e propostas para a melhoria deste site, o que muito agradecemos.
Estamos igualmente disponíveis para esclarecimentos adicionais, bem como para a resposta a pedidos de informações ou de documentação, sempre que disponível.
Representatividade e Cooperação
A ANEFA representa um universo de micro, pequenas e médias empresas de serviços, com um volume de emprego correspondente a cerca de 9.000 postos de trabalho permanente e um volume de negócios anual superior a 500 milhões de euros.
Enquanto associação patronal, a ANEFA subscreve com o SETAAB – Sindicato da Agricultura Alimentação e Florestas a convenção coletiva de trabalho (CCT) que vincula a atividade das empresas nela associadas. Tal convenção é posteriormente objeto de extensão às relações de trabalho estabelecidas entre entidades patronais não inscritas na ANEFA, que, na área de aplicação da CCT exerçam a atividade económica por esta abrangida e os trabalhadores ao seu serviço nas profissões aí previstas.
Na qualidade de representante dos interesses de um vasto conjunto de empresas dos sectores florestal, agrícola e do ambiente, a ANEFA está hoje envolvida nos trabalhos de múltiplos Conselhos, Comissões, Grupos de Trabalho, no âmbito do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, do Ministério da Economia e do Trabalho.
São exemplo a participação no Conselho Florestal Nacional, no Conselho Consultivo para a Fitossanidade Florestal, na Comissão Consultiva da Mecanização Agrária, na ACT através da cooperação em actividades de prevenção de acidentes de trabalhão, entre outras.
Com assento na CAOF – Comissão de Acompanhamento das Operações Florestais, que tem por missão permanente o estudo e actualização dos custos e tempos de trabalho para a elaboração de matrizes de referência, das diversas operações florestais, desde a arborização, manutenção e condução dos povoamentos, até à exploração florestal, a ANEFA colabora com o ICNF, o IFAP e o GPP.
Tem ainda participação activa nas reuniões plenárias da Comissão Técnica 145 – Gestão Florestal Sustentável, fazendo parte da Subcomissão PEFC ™ (Programme for the Endorsement of Forest Certification) para Portugal e da Subcomissão FSC® (Forest Stewardship Council) e respectivas subcomissões e Grupos de Trabalho.
A ANEFA desenvolve igualmente relações muito próximas com os demais representantes dos agentes económicos envolvidos nos sectores da agricultura, florestas, desenvolvimento rural e ambiente.
Associada da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, a ANEFA é parceira de outras Associações da fileira florestal, nomeadamente da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, da AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal, etc.
No plano externo, a ANEFA é membro de Direcção da ENFE – Rede Europeia de Empresários Florestais e filiada na EFNA – Associação Europeia de Viveiristas Florestais e da CEETTAR – Confederação Europeia das Empresas Técnicas de Trabalhos Agrícolas e Rurais.
Corpos Sociais
Mesa da Assembleia Geral
Presidente
António Loureiro
(Unimadeiras S.A.)
Vice-Presidente
Filipe Roque
(Igal, Lda)
Secretário
Susana Brígido
(2BForest, Lda)
Direção
Presidente
Pedro Serra Ramos
(Forestfin, Lda)
Vice-Presidente
Manuel Luís
(Florestas Sustentáveis, Lda)
Tesoureiro
José Luís André
(Gestiverde, Lda)
Vogal
José Gomes Aires
(Terra Team, Lda)
Vogal
Célia Marques
(Célia Marques, Lda)
Conselho Fiscal
Presidente
Gonçalo Potier Dias
(Consagri S.A.)
1.º Vogal
Daniel Montes
(O Trevo, Lda)
2.º Vogal
Pedro Pinho
(PHPinho, Lda)
Consultar alteração aos Estatutos
Alteração de estatutos aprovada em 25 de novembro de 2021, com última publicação no Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 10, de março de 2015.